Quem não se comunica, se trumbica!

abril 14, 2010 at 5:13 pm Deixe um comentário

Desde sempre o ser humano se comunica para expressar vontades, sentimentos, insatisfações e tudo mais. Nesse ambiente, as empresas também exercem esse direito de “falar”, só que da forma “eu falo e você só escuta”. Emissores e receptores exerciam suas funções normalmente, cada um na sua. Mas ai tudo mudou! Tudo ficou maluco e os receptores e emissores estão trocando de posição. As empresas que se comunicavam de maneira um para todos, passou ao papel de receptor no modelo “todos para todos”.

As redes sociais deixaram todos de orelha em pé para esse movimento de consumidores, que falam tudo sobre tudo. É uma miscelânea de informações boiando nas nuvens: twitter, orkut, facebook, blogs, wikis. As empresas agora se voltaram para esse público, que antes só ouvia e que agora resolveu gritar.

Redes sociais não são caracteristicas da internet, mas essa possibilidade de falar com centenas de pessoas ao mesmo tempo, e todo o tempo, pode ser extremamente letal para as marcas que estão de fora. O CEO pode falar que não é de interesse da marca estar nesse ambiente “anarquista”. Mas isso não é uma questão de querer ou não. Se você não entrar com as próprias pernas o seu consumidor entra por você e ai o circo está armado. Se esse cara for um participante ativo e bem visto dentro da rede, fica ENORME a possibilidade de ele destruir tudo o que a sua equipe de marketing e agência demoraram anos para constrir.

Se comunicar é muito importante e se comunicar estrategicamente é vital dentro e fora da empresa. É preciso trabalhar todos os públicos-alvo: externo e interno. O público interno é tão importante quanto o externo, afinal, cada funcionário é um porta voz e parte da empresa. A boa comunicação, aberta e transparente, vai evitar a famossa “rádio corredor” e também  aproximar cada um. Tudo isso irá facilitar a chegada aos objetivos coletivos e individuais.

Finalmente, os meios a serem utilizados na comunicação, seja interna ou externa, devem ser devidamente estudados, levando em conta a estratégia da empresa. Só assim poderemos atingir a todos de forma eficaz e eficiente.

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Foco no cliente do cliente O tempo passa…

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