Foco no cliente do cliente

março 27, 2010 at 4:49 pm 1 comentário

O que vou falar hoje já não é novidade para muita gente, mas depois de dois dias de treinamento (e muita comilança rs, diga-se passagem), o que ficou na minha cabeça é uma “doutrina”, que já está bem presente pra mim: foco no cliente! Não adianta ter ideias maravilhosas se aquilo não se aplica a realidade do cliente, ou melhor, se seu público dele vai responder àqueles estímulos. Sim, porque o nosso cliente, também está focado no cliente dele. Opa, então podemos mudar o enfoque para: FOCO NO CLIENTE DO CLIENTE!

Tive minha formação universitária na Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA). Assim como em muitas universidades, a visão que tinha sobre o mercado era muito pouco comercial. Teorias e metodologias de trabalho englobavam um preparatório quase lúdico, onde os clientes (imaginários) se renderiam às fantásticas soluções de design propostas. Depois de alguns anos de mercado o aprendizado veio e vi que as coisas eram bem diferentes e, posso dizer que, bem dificeis também.

A venda de ideias, essa vai muito além da criatividade pura e simplesmente. O estudo e entendimento do mercado, do cliente, do target pode mudar completamnete o rumo do “produto final” inicialmente imaginado.

As ações de marca ou ativação devem ser definidas junto ao cliente, pois uma ação em conjunto, irá garantir maior probabilidade de aceitação do cliente e dos clientes do seu cliente. Os resultados virão com base em pesquisas e estudos e também devemos lembrar que toda ação de marketing é local. É necessário ter um target definido. Quem? Onde? Por que? O que? Quando?

No final das contas, fazer marketing é um exercício diário. Ficar de olho nos acontecimentos e atualizações do mercado devem fazer parte de criativos e vendores. Agora é mãos a obra. Fazer o dever de casa para garantir um futuro no mínimo brilhante!

Dificil era saber que essa praia e essa vista estava lá fora …

Vista da praia de Copacabana.

Praia de Copacabana e ao fundo praia do Leme

Entry filed under: Life, Mídia, Work and workers. Tags: , , , .

Design Sensorial Quem não se comunica, se trumbica!

1 Comentário Add your own

  • 1. Rany  |  maio 2, 2010 às 11:38 pm

    O principal erro é, sem dúvida, focar nas ferramentas. Por isso que a instrução ideal é: focar na solução. =)

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


RSS I Found

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS Midias Sociais Blog

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1 outro assinante