Design Sensorial

março 24, 2010 at 12:12 am Deixe um comentário

Calma, calma, não virei hippie não. Quero só registrar um pensamento.

Desde jovens aprendemos que o ser humano possui 5 sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão (o sexto deixa para outro post rs). Se pararmos para analisar nossa lembrança sensorial, acionada por uma canção ou odor, pode nos trazer de volta à memória situações, gostos, pessoas. Aquele cheiro de pipoca que lembra a infância e uma música que lembra os tempos de escola. Mas se existe um sentido quase que tirano, é a visão. Ela inibe todos os outros, desviando a atenção e te deixa, praticamente, escravo.

Neste sábado, durante a palestra da Martha Gabriel, no EDTED RJ, ela colocou um ponto muito relevante sobre essa questão: porque criamos e temos boas idéias no banho? Nessa hora, a hora do banho, a visão não é o sentido principal. Ali no banheiro temos cheiro, toque, barulhinho d’água, toalha. Ou seja, nosso corpo é envolvido por uma série e estímulos aos outros 4 sentidos, o que permite que o lado direito do cérebro trabalhe livremente. Interessante né?

Daí podemos começar um raciocíniomuito interessante. Ainda trabalhamos muito com a visão na hora de vender uma ideia ou projeto, mas a cada dia que passa vamos notando mais e mais casos de estímulos olfativos e auditivos em lojas e produtos. Quantas vezes não identificamos uma marca ou outra por um cheiro. A experiência de marca vai além do apelo visual e um projeto bem apresentado, pode sair da mesmice de banners e faixas para estímulos de áudio, cheiros, degustação e experimentação.

Vender uma ideia, produto ou projeto pode ser um experiência inesquecível para o consumidor, ou então, pode ser mais uma qualquer. Cabe a nós fazer diferente e criar formas diferentes de contato. Trabalhar cada detalhe num projeto é envolver todos os sentidos em sua apresentação, pois só assim atingiremos a meta final que é a satisfação do consumidor, o seja, a venda. Investir nos detalhes pode ser o grande diferencial de mercado, afinal um visual bacana acompanhado de um odor estranho e ruídos esquisitos pode arruinar uma grande ideia.

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EDTED Foco no cliente do cliente

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