Branded content X Transmedia storytelling

maio 10, 2011 at 2:08 am 1 comentário

“Diga-me e eu esquecerei.
Mostre-me e talvez eu lembrarei.
Envolva-me e eu entenderei.”
Benjamim Franklin

O novo consumidor pensa e age diferente. A forma de se fazer propaganda está se reinventando e as marcas estão buscando novas mídias e métodos criativos de propaganda, fugindo dos tradicionais e unidirecionais com os quais as elas sempre se comunicaram com o público. Devemos pensar que as pessoas não estão simplesmente sentadas em frente às suas TVs esperando ser bombardeadas por comerciais. O prosumidor (neologismo criado pelo escritor da obra A terceira onda, Alvin Toffler,  para indicar o novo papel do consumidor na sociedade pós-moderna) tem o poder de ler, compartilhar, questionar, interagir com as mídias e marcas. Ele tem em suas mãos ferramentas onde pode se expressar de forma livre.

As estratégias de branded content e transmedia storytelling são práticas que ajudam a construir essa ponte entre as marcas e a sociedade que não quer consumir apenas lazer, e sim conhecimento e informação.

  • Transmídia storytelling: contar uma história (“story”) por meio de diferentes mídias, tendo consciência de que cada uma exige uma narrativa específica e atinge públicos diferentes.
  • Branded Content: ou conteúdo da marca, aproxima pessoas por meio de conteúdo que informe, divirta e que envolva o consumidor em um desejo de participação voluntária.

Com essas práticas, as marcas se tornaram personagens dentro das histórias de seus consumidores e estão entrando no cotidiano das pessoas. Branded content e transmedia storytelling têm esse envolvimento direto com o consumidor e a geração de conteúdo pelas marcas como as grandes semelhanças.

A marca não deve apenas promover o conteúdo, mas sim produzí-lo de forma relevante para seu público. No transmedia storytelling o público vira fã da marca e é induzido a seguí-la e acompanhá-la por meios diversos. Nos produtos de branded content estão envolvidos marca, produtores, agência e roteiristas fazendo a marca parte do conteúdo. Diferente do merchandising desajeitado, que conhecemos tão bem.

Entry filed under: Mídia, Work and workers.

2 casos de branded content

1 Comentário Add your own

  • 1. Rany  |  maio 10, 2011 às 9:07 pm

    Adorei o post, Ju! Definições mto claras do que as pessoas complicam tanto. 😉

    Responder

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